Inbound Marketing

Inbound Marketing: A importância de identificar em qual parte da jornada o cliente está
25 de maio de 2021

Vamos começar pelo começo? Para que possamos entender a importância de se aplicar a estratégia de Inbound Marketing e saber em qual parte da jornada o cliente está, precisamos destacar e dar uma atenção aos conceitos básicos que envolvem essa estratégia!

De onde surgiu e o que é Inbound Marketing?

Para responder a esta pergunta precisaremos retornar à época em que a maior parte de nós ficávamos assistindo TV na maior parte do dia. Naquela época, em meados dos anos 90 e 2000, a audiência da TV estava no auge e era utilizada a estratégia de Outbound Marketing.

Basicamente, Outbound Marketing se encaixa naqueles anúncios que apareciam durante os comerciais das novelas e programas, bem como os outdoors. A ideia seria expor produtos e serviços aos telespectadores ou para quem passava nas estradas e ruas, de forma instantânea, o que funcionava até certo ponto, mas falhava quando o consumidor final não tinha interesse no produto.

Nos últimos 10 anos percebemos um constante avanço tecnológico, onde as pessoas passaram a ficar mais tempo no celular e menos em frente a TV, isto tende a aumentar ainda mais.

Com isto, surge a necessidade de se adotar estratégias melhor elaboradas para que os anúncios cheguem de fato no consumidor final que ficou mais exigente, este consumidor não fica mais atento aos comerciais da TV, ele seleciona o que quer assistir e onde quer navegar. Aí aparece o Inbound Marketing.

Um dos objetivos do Inbound Marketing é captar clientes, através de conteúdos online, em diferentes formas de conversão, seja pela venda final, acesso ao site ou um cadastro (leads). Para isto, é necessário entender que este cliente passa por jornadas até chegar na sua compra, também que o conteúdo tem um papel essencial e fará total diferença para que o cliente entenda que aquele produto ou serviço é a solução para o seu problema.

Quais são as jornadas de venda?

Deve-se entender que quando falamos em jornada, estamos comentando sobre os diferentes momentos em que o cliente passa até chegar na compra final, e que o produto ou serviço adquirido é a solução de um problema. Assim, fica mais fácil de visualizar.

Então, vamos lá. Vou separar as jornadas por tópicos para que a compreensão fique mais fácil. Aqui também irei destacar os funis e conteúdos onde a jornada se encaixa!

  • Aprendizagem e descoberta: Aqui, muitas vezes, o cliente ainda não sabe muito ou nada sobre o seu problema, é o momento de desenvolver um conteúdo que se ligue indiretamente ao seu produto ou serviço e que atrairá o cliente para o site. Por exemplo: Uma loja de tapetes faz um artigo para blog falando sobre tecidos que são alérgicos ou atacam alergias. Estamos no Topo de Funil.

  • Reconhecimento do problema: Neste momento o cliente começa a entender o seu problema, começa a pesquisar conteúdos sobre produtos e serviços que possam ajudá-lo a compreender melhor a necessidade que se apresenta. Podem ser desenvolvidos Posts sobre diversos temas, muito importante para a geração de leeds. Ainda estamos no Topo de Funil.

  • Consideração da Solução: Este é o momento de vender o seu produto indiretamente, podem ser desenvolvidos conteúdos mais elaborados falando sobre um determinado problema e que existe um produto que é uma oportunidade de solucioná-lo, o seu produto. Considere um Ebook bem caprichado. Aqui falamos do Meio de Funil.

  • Decisão de Compra: Aqui você está falando diretamente com quem quer comprar o seu produto, podendo já ser um cliente ou novo, é a hora de você mostrar quais os benefícios que ele terá adquirindo. Use campanhas e capriche nas divulgações dos anúncios. Você está no Fundo de Funil!

Conseguiu compreender?

Podemos concluir que tão importante quanto você adotar uma estratégia que vá diretamente de encontro à dor do cliente, é você saber que conteúdo pode apresentar. Pois, não está vendendo só um produto ou marca, está tendo a oportunidade de fidelizar o cliente e fazer com que ele crie uma relação com a marca.

Um dos mecanismos mais eficientes para criar esta relação e criar conteúdos interativos é o Instragam. Caso queira saber como criar engajamento nesta rede social, temos uma matéria falando sobre isso, basta clicar AQUI

E se você quiser contar com um serviço que entenda sobre esta estratégia e te apresente soluções eficientes, conte com a equipe de bigode!

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Alexandre - Gerente Tiago - Comercial