Persona: você sabe para quem você vende?
19 de dezembro de 2022

Você reconhece a importância de saber para quem você vende? A definição da persona vai muito além de definir um público alvo. 

Saber qual a faixa demográfica, a média de idade e o sexo da maioria das pessoas que compram de você é um passo iniciante, mas definir uma persona pode elevar seu negócio a um nível profissional e mais certeiro. 

O que é persona?

A persona é a representação do seu cliente ideal, da forma mais humanizada e mais personalizada. A persona é o desenho do cliente ideal, com comportamentos, desejos e dores. Uma persona é um personagem fictício mais perto possível da realidade de uma empresa. 

Quando uma empresa já existe há algum tempo, é mais fácil e certeiro definir quais são as personas, isso porque é mais simples mapear os melhores clientes e a partir de então criar personas com base em dados concretos. Se a empresa possui um cliente que corresponde às expectativas, tem um bom ticket médio, entende e defende a essência da marca, é lógico que a marca deve querer encontrar mais pessoas como esse cliente. 

A principal diferença entre uma persona e um público alvo é a humanização e como a empresa irá se comunicar. A persona terá nome, profissão, objeções, dores, aspirações, preferências, etc. É importante salientar que uma persona não é fixa na estratégia e deve ser constantemente estudada. 

O trabalho de conhecer a persona é constante, e as informações podem ser alteradas conforme o estudo avança ou então novas personas podem ser incluídas na estratégia digital.

Quando uma empresa não possui um histórico de dados ou ainda, quando a estratégia é feita anterior à abertura, a persona deve ser definida através do estudo de concorrentes, empresas do mesmo ramo que não necessariamente seja concorrência e até da população em que está inserida a marca. 

Na definição, algumas perguntas devem ser feitas para chegar ao resultado mais preciso possível, seja esse estudo feito a partir de dados concretos da empresa ou do ambiente externo à empresa. 

Sexo, idade, status, filhos, profissão, orientação sexual, grau de instrução, religião, redes sociais que utiliza, se possui hobby, forma de entretenimento, hábitos de vida, são alguma das perguntas. 

Esses dados serão fictícios, mas fará parte da humanização da persona. Isso auxiliará a empresa na hora de pensar em campanhas, criar conteúdo e até mesmo na formação do tom de voz da marca. 

Perguntas mais específicas também fazem parte da formulação da persona. Qual a relação da pessoa com nosso produto? Qual o maior benefício que meu produto oferece? Como a pessoa consome meu produto e por quê?

E se minha empresa vende para todo mundo?

A primeira coisa que precisamos deixar claro é que quem vende para todo mundo, não vende para ninguém. Se você vende para todo mundo, não sabe como se comportar e muito menos como atingir a dor do público. “Todo mundo” não tem idade, não tem gênero e muito menos problemas para resolver.  Se sua empresa fala com todo mundo, seu tom de voz não será personalizado e não irá gerar reconhecimento e pertencimento a ninguém. 

Mas calma, a definição da persona não tem  a intenção de limitar as vendas da sua empresa. Existem alguns produtos ou serviços que podem, sim, chegar a todos e ser úteis a todos. 

Uma padaria pode, sim, vender para todo mundo, aliás, todo mundo precisa comer, né? 

A diferença de uma padaria que possui personas é a estilização da sua comunicação e a experiência que irá gerar para o cliente. Apesar de todas as pessoas comerem, a padaria que estará localizada em um determinado local, receberá determinado público. 

Imagina que essa padaria esteja localizada em um bairro clássico e que nele moram pessoas na maioria com mais de 40 anos, a forma com que essa padaria vai se comunicar diferirá, seu conteúdo online e offline será personalizado, seu cardápio será mais certeiro e até mesmo a decoração será diferente quando comparamos, por exemplo, com uma padaria que possui um público mais jovem e descolado, que faz entregas por aplicativo, que produz comidas diferentes. 

Para deixar mais visual, podemos observar a diferença das personas de uma padaria e outra nessa imagem. 

A segmentação do mercado agrega valor ao serviço e aumenta o lucro de uma empresa. Uma marca personalizada, que sabe falar com sua persona, passa a cobrar pela experiência, além do produto. 

Não existe um limite de personas para uma empresa, mas o ideal é que se tenha até 5 personas, facilitando o manejo de cada uma delas. É claro que essa quantidade depende de qual setor do produto ou serviço, podendo ser alterada. 

As personas podem ser agrupadas dependendo do cliente e dos tipos de produtos, dando origem à persona ideal. 

Quer uma ajuda para definir a persona da sua empresa?

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Alexandre - Gerente Tiago - Comercial