#Marketing Digital
Como fazer o seu negócio se destacar no Dia das Mães
16 de abril de 2021

O Dia das Mães é considerado um dos maiores sazonais para o comércio por movimentar bilhões de reais todos os anos. Com a pandemia, algumas estratégias de vendas mudaram – outras, porém, permanecem como nos anos anteriores à quarentena.

Para ter sucesso em vendas, e ainda aproveitar para fortalecer a marca do seu negócio, é importante contar com bastante planejamento. A data parece próxima – e realmente está -, mas ainda dá tempo de conferir se sua empresa seguirá as estratégias mais adequadas.

A importância de definir uma meta

Antes de qualquer coisa você deve se perguntar qual a meta da sua loja para este Dia das Mães: aumentar as vendas? Aumentar a lucratividade? Lançar uma nova coleção? Esta etapa é fundamental, pois, a partir dela serão definidos os próximos passos.

Se seu objetivo é vender mais, por exemplo, deve ter foco em coisas como divulgação e logística de estoque. Agora, se busca aumentar a lucratividade, é preciso estudar os cenários mais rentáveis e escolher o que melhor se encaixe ao orçamento do seu negócio.

Sem uma meta bem definida é praticamente impossível ter sucesso em qualquer sazonal.

Por que investir em comunicação on-line?

Já faz alguns anos que tudo tem se tornado digital, inclusive o processo de vendas. Mesmo que sua loja seja física, muito provavelmente boa parte da sua clientela soube da sua marca on-line, seja por mecanismos de pesquisa ou redes sociais. Hoje é imprescindível que as empresas estejam presentes também na internet para prospectar, vender e fidelizar clientes.

Especialmente no Dia das Mães a comunicação da sua marca deve ser bem feita, alinhada aos valores do seu negócio e dos seus produtos. Ela deve atrair e instigar o consumidor, que está cada vez mais desafiador de se conquistar.

Em 2020, primeiro Dia das Mães durante a pandemia e o isolamento social, as vendas durante o sazonal recuaram 41% em relação a 2019 (Fonte: Boa Vista). Esse número é assustador para o setor do comércio, que deve estar preparado para engajar o consumidor a comprar agora em 2021. Isto só mostra quão importante é se comunicar com o público, entender o que ele espera e atraí-lo para consumir. Por isso, é fundamental investir na comunicação e no marketing da sua marca.

E como vender na pandemia?

Na rotina dos brasileiros há mais de 1 ano, a pandemia trouxe desafios que parecem não ter solução. Um deles é sobre como o comércio pode sobreviver a tempos de isolamento social. Felizmente, há uma resposta para isso: adaptação.

O primeiro passo fundamental é procurar se adaptar às restrições e mudanças do mercado. Em 2020, muitos varejistas migraram para o e-commerce e pensaram em soluções como o drive thru e delivery. Ideias como descontos, cupons e outras formas de benefícios foram (e ainda são) muito importantes para atrair o consumidor.

Neste momento, a maior preocupação é a vida. Ainda assim, é possível manter seu negócio ativo e lucrativo, basta estar atento aos cuidados necessários e às novas demandas que surgem.

O que não mudou (e provavelmente não vai mudar nunca)

Um atendimento atencioso e eficiente sempre serão diferenciais para conquistar o consumidor. A experiência de compra deve ser satisfatória, portanto, para e-commerces é fundamental garantir boa usabilidade da plataforma, especialmente para mobile. Deve haver muita atenção e cuidado também com o pós-venda, momento chave para a fidelização de clientes.

Para atrair mais compradores, invista em kits e promoções. Parcerias e cupom fidelidade colaboram para futuras vendas após o sazonal. Uma boa  alternativa para o Dia das Mães é a criação de vale-presentes.

Não se esqueça da sua equipe! Prepare-os para o aumento de vendas e, consequentemente, de fluxo de trabalho.

Quer descobrir mais maneiras de destacar seu negócio? Coloque um bigode! Acompanhe nossas  redes sociais para mais conteúdos.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!