Marketing de conteúdo: tendências para 2022
25 de fevereiro de 2022

O marketing digital vem sofrendo diversas transformações ao longo dos últimos anos. Com a demanda cada vez maior para garantir um diferencial competitivo, o marketing de conteúdo é uma aposta certeira e traz tendências para 2022.

Em síntese, o marketing de conteúdo tem como objetivo produzir materiais relevantes e atrativos. Porém, além de chamar a atenção, é preciso, também, que esse conteúdo o potencial cliente da decisão de compra. 

Conheça as tendências para apostar em marketing de conteúdo em 2022

  • Comando de voz 

Segundo uma pesquisa realizada pela Ilumeo, empresa de consultoria de Data Science, a utilização de dispositivos por comando de voz cresceu 47% ao longo da pandemia de Covid-19. 

Esse mecanismo segue a tendência de que, cada vez mais, o público prefere ferramentas que tornem o dia a dia ainda mais prático e interativo. Além disso, a possibilidade de estar distante das telas também vem sendo uma preferência de grande parte das pessoas.

  • Conteúdo em vídeo 

Sob o mesmo ponto de vista da necessidade por interação, você já deve ter notado essa tendência tomar conta das redes sociais.

Segundo o Inside Video, um estudo lançado pelo Kantar IBOPE, o consumo de vídeo bateu recorde no Brasil – 99% dos internautas assistem o conteúdo em diferentes telas e dispositivos. 

Durante a pandemia, houve um claro crescimento da plataforma TikTok, que resultou em outra tendência de publicação muito bem recebida pelo público: os Reels do Instagram. 

Bem como a plataforma Youtube, que passou a disponibilizar o Youtube Shorts: vídeos curtos, que possuem a mesma estrutura dos conteúdos publicados no TikTok e Reels.

  • Imagens com palavras-chave 

Pensou que tínhamos esquecido do SEO? Definitivamente esse é um dos pontos cruciais para a sua estratégia de marketing.

Bem como a interação, as estratégias que otimizam os resultados orgânicos dos buscadores ainda são fortes tendências para o seu marketing de conteúdo em 2022.

Afinal, para marcar presença na primeira página das pesquisas é preciso aliar os conteúdos relevantes às técnicas de otimização de busca. 

Dito isso, inserir a palavra-chave do seu texto nas imagens e legendas das publicações será um dos critérios de ranqueamento mais fortes durante esse ano. 

  • Engajamento com causa sociais

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a ESPM e a Cause, existe a expectativa de que as empresas tomem a frente de causas e transformações sociais no país.

Isso porque os consumidores estão cada vez mais conscientes em busca de identificação com as marcas. Temas como sustentabilidade e inclusão são fortes tendências a serem acompanhadas e cobradas pelo público em 2022. 

Agora que você já conhece as tendências do Marketing de Conteúdo que estarão em alta em 2022, é hora de construir a estratégia certeira e destacar a sua empresa da concorrência. 

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Alexandre - Gerente Tiago - Comercial