Experiência do usuário: o que é e como ela impulsiona resultados
16 de fevereiro de 2022

A experiência do usuário (do inglês user experience – UX) é o conjunto de caraterísticas que avalia a navegação em um site ou aplicativo. Ou seja, qualifica elementos que vão desde o funcionamento técnico à organização estrutural do layout. Ela leva em conta também a qualidade do conteúdo acessado.

Com os consumidores interagindo cada vez mais com as plataformas digitais, se tornou uma demanda para as empresas proporcionarem uma boa experiência on-line. Sites, aplicativos e outros recursos da web devem garantir fácil uso e conteúdos atrativos. Afinal, a satisfação do consumidor não depende mais somente de produtos e serviços, mas de todo o conjunto de relações que ele estabelece com a marca.

Para as empresas, este é um desafio. É preciso desenvolver uma presença digital coerente e atraente, alinhada com as tendências de comportamento do usuário.

Fundamentos da experiência do usuário

  • Design atrativo: a primeira impressão é a que fica. Por isso, é fundamental contar com um visual agradável e criativo, com alto valor estético.
  • Acessibilidade: o seu conteúdo deve se adaptar a diferentes aparelhos, como computador ou celular. Além disso, ele precisa também ser acessível a usuários com restrições físicas, como deficiência visual. Aposte em recursos que aumentam a inclusão do seu site.
  • Utilidade: é fundamental que o seu conteúdo tenha valor agregado. Isto é, que a informação em questão seja útil para o usuário, contribuindo para uma resolução de problema. Fuja de conteúdos enganosos ou sensacionalistas – o famoso clickbait,
  • Uso intuitivo: o seu design deve ser tão atrativo quanto objetivo, a ponto da interface ser intuitiva. Ou seja, não é necessária qualquer instrução para o seu uso, pois o usuário logo compreende como navegar.
  • Desempenho técnico: a sua plataforma deve estar livre de bugs para garantir uma boa experiência do usuário. Garanta capacidade para muitos acessos e alta velocidade de carregamento.

Como a UX impacta nos resultados

A experiência do usuário vai muito além da navegação em uma página. Isso porque ela envolve também a experiência de conteúdo, de compra e do cliente. Promover uma boa UX garante uma interação 360º com a marca, sem deixar nenhum aspecto de fora.

Por isso, uma boa experiência do usuário representa maiores chances de atração e conversão. Ela também elimina atritos e favorece para uma boa relação com o consumidor, prolongando para um maior Lifetime Value (ou ‘valor vitalício’ de um cliente).

Além disso, uma marca que garante uma boa experiência do usuário é mais forte no mercado, já que passa a ser mais recomendada entre o público consumidor. Assim, é possível se destacar entre a concorrência, fortalecer a marca e impulsionar os resultados.

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Alexandre - Gerente Tiago - Comercial