Por que memes engajam tanto?
23 de novembro de 2022
Se você já usou algum meme em sua estratégia digital, sabe que o engajamento é superior quando comparado a outras linhas editoriais, mas por que ele engaja tanto?
Meme? What?
Esse assunto foi tema de um post muito engajado lá no instagram, aliás, você já segue o instagram da Mustache? Se ainda não, segue por lá e acompanhe memes fresquinhos @admustache.
Antes de qualquer coisa vamos à introdução. Meme é um termo grego que significa imitação. No mundo web, a palavra tem sentido de viralização, os famosos virais.
Dentro desse mundo podemos encontrar diversos tipos de materiais como vídeos, fotos, gifs, partes de textos escritos como no caso de tweets, músicas, entre outros.
O que faz um momento ser viral? Um vídeo vira um meme quando os internautas passam a “imitar” o acontecido. Compartilhamentos e engajamentos no geral fazem parte de um diagnóstico concreto de que algo virou meme.
Por que engajam tão rápido? A maioria das pessoas estão nas redes sociais procurando entretenimento e pertencimento. Elas não querem pensar, não querem encontrar soluções para problemas que nem mesmo elas sabem que têm, querem apenas relaxar.
Memes geram sensações de divertimento e pertencimento, e podem ser utilizados estrategicamente em algumas marcas em que cabem essa abordagem. Mas, é importante um planejamento, um meme apenas para gerar curtidas não venderá seu produto.
Todos os perfis podem ser memeiros?
Com a estratégia certa, grande parte das empresas presentes no meio digital pode se beneficiar de um meme viral, mas é importante ser muito sensato neste momento.
Quando estamos lidando com um público mais sério como advogados ou empresários, essa estratégia pode não fazer sentido e até atrapalhar os rendimentos da empresa. Além disso, independentemente da empresa, deve criar um pré-estudo de como será a melhor forma de usar essas ferramentas.
Memes tem validade?
E como saber se já passou o tempo de usar um meme viral?
Não tem nada pior do que perder o timing de meme e perder toda a graça além de se passar por uma empresa ultrapassada. Mas a realidade é que não existe uma regra de quanto tempo dura um meme.
Existem memes atemporais, aqueles que sempre vão dar certo nas estratégias, e existem os memes pontuais, aqueles que estão em alta no momento e que provavelmente após um ou dois meses já vão ser julgados como ultrapassados.
Sua empresa não merece passar por um tiozão da internet, né?
Quer entender como o meme pode ajudar sua empresa a vender?
Fale com um bigode e entenda mais sobre o assunto.
Deixe um comentário
Seja o primeiro a comentar!