Dia dos Pais 2021: como vender mais no sazonal
7 de julho de 2021

Se você pretende vender mais no próximo sazonal, é importante se preparar desde já. Consolidado no varejo, o Dia dos Pais está em ascensão no e-commerce, representando vendas cada vez mais relevantes. Por isso, em ambos os cenários, divulgação e planejamento são fundamentais.

Dificuldades no varejo

De acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado, no ano passado as vendas do varejo encolheram 8,8% na semana do Dia dos Pais, em comparação com o ano anterior. Entretanto, essa retração é muito menor do que a sentida no Dia das Mães (26%), o que mostra uma atenuação dos impactos negativos do setor. 

É verdade que 2020 representou um ano de forte crise, especialmente para o varejo. Em 2021, o cenário é diferente: de portas abertas (ainda que com restrições), o comércio está preparado para lidar com as demandas do isolamento. Diferente do início da pandemia, quando todos foram pegos de surpresa.

O delivery e os marketplaces se mostraram excelentes alternativas para as restrições impostas, mas isso não é o suficiente para competir com o e-commerce, que se mostrou um verdadeiro gigante em vendas sazonais. Para isso, é necessário investir fortemente em divulgação e estratégias de vendas.

Ascensão do e-commerce

É fato: o e-commerce veio para ficar e, mais do que isso, veio para substituir uma parcela do varejo. Enquanto, do lado de lá, houve uma retração de quase 9%, o e-commerce teve uma alta de 41% em relação a 2019, de acordo com levantamento da Ebit Nielsen. Com o mercado online em alta e os consumidores habituados a comprar na internet, esse Dia dos Pais 2021 tem grandes chances de conquistar um volume de vendas ainda maior

Para quem ainda não conta com seu próprio e-commerce, a integração com marketplaces pode ser a melhor saída. Vantagens como visibilidade, ter uma plataforma pronta e o aumento de vendas atraem inúmeros negócios para as lojas virtuais. O importante é contar com uma boa consultoria para realizar essa integração.

Como, de fato, vender mais no Dia dos Pais?

Em primeiro lugar, o planejamento é imprescindível. Analise as tendências de mercado e veja como seu negócio pode lucrar nesse cenário. Prepare promoções que atendam às expectativas dos consumidores. Prepare também sua equipe e seu estoque para o aumento de fluxo, especialmente seu site para o aumento no tráfego (no caso de e-commerce).

O segundo passo é fazer um planejamento estratégico para o marketing da sua campanha, com o objetivo exclusivo de vender. É importante saber quem é o seu cliente para criar uma comunicação direcionada especialmente para ele. Feito isso, produza conteúdos para as redes sociais e outras mídias como forma de divulgação. Para isso, é fundamental despertar a atenção e vontade do consumidor. O melhor momento para começar é ainda em julho.

O principal diferencial em qualquer campanha é oferecer algo imperdível, que mostre ao consumidor quais suas vantagens em realizar aquela compra. E é nesse momento que o seu negócio precisa se destacar. Cupons de desconto estão em alta, mas os bons e velhos brindes sempre agradam. É importante escolher a melhor estratégia de acordo com seu produto, seu público e seu negócio.

Com tudo pronto, é essencial planejar a próxima etapa: pós-venda. É esse o momento para fidelizar clientes e cultivar relacionamentos com seu público. Por isso, é muito importante garantir um atendimento personalizado e eficiente, de modo a tornar a experiência do consumidor agradável e, assim, fortalecer a marca. Afinal, ninguém quer consumir onde é mal atendido, não é?

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