Tudo o que você precisa saber sobre hashtag!
4 de fevereiro de 2019
Continue lendo esse texto para descobrir tudo o que você precisa saber sobre hashtag!
A hashtag é uma ferramenta estratégica e gratuita que pode ser aplicada nas redes sociais.
A palavra é representada pelo jogo da velha, e seu termo vem da junção das palavras em inglês: hash (jogo da velha) e tag (etiqueta).
Sobretudo esse recurso serve para categorizar e organizar os assuntos nas redes sociais, mas é preciso usar adequadamente.
Pensando nisso, separamos dicas valiosas, para você aumentar o engajamento nas redes sociais. Confira.
A hashtag em cada rede social
A primeira rede social a usar a hashtag foi o Twitter. O microblogging usa esse recurso para categorizar os assuntos e elencar os mais falados do momento.
Posteriormente, o Facebook e o Instagram também adotaram esse mecanismo.
No Facebook, as hashtags não fazem tanto sucesso como no Twitter e no
Instagram. Além do mais, alguns dizem que usar hashtag nessa rede pode
diminuir o alcance, mas isso nunca foi provado.
Por outro lado, no Instagram, as hashtags funcionam muito bem, sendo possível seguir as suas preferidas. Assim, você recebe os conteúdos marcados com # no seu
feed, sem ser necessário ir à barra de busca.
Dicas para usar hashtag
As hashtags ajudam no alcance e engajamento da sua publicação, mas é
preciso usar de maneira assertiva, para que você atinja o resultado esperado.
Tema do post
Respeite o tema do post! O que isso significa?
Não adianta colocar inúmeras # que não estão relacionadas ao assunto da sua postagem. Por exemplo, o post aborda sobre “dar banho em cachorros” e no post, é usado #Oscar porque o assunto está em alta.
Ortografia
Antes de publicar a hashtag, confira se você digitou corretamente a palavra ou a frase. Isso porque o erro, por mais básico que seja, pode prejudicar o
desempenho da publicação e, até mesmo, diminuir sua credibilidade como
pessoa ou marca.
Exageros
Evite exageros como:
- #UmaHashtagGiganteQueNinguémConsegueLerDireito
- #Uma #frase #inteira #com #hashtag
Pesquisa
Antes de começar a usar esse recurso, faça uma pesquisa das hashtags mais
usadas acerca do nicho do seu negócio.
Bem como, pesquisar sobre a concorrência também é válido e possibilita que você se
diferencie dos demais, evidenciando o seu diferencial por meio de #.
Ainda mais, é possível criar uma hashtag para sua marca ser facilmente
encontrada nas redes sociais e, se a sua empresa existir em mais de uma
cidade, é possível adaptar.
Exemplo: #MinhaMarcaNomeDaCidade
Outro fator para se atentar, é o uso de # populares, isto é, aquelas que recebem grande quantidade de marcações por minuto, pois ao usá-la, sua foto com a # sumirá facilmente entre as outras publicações.
Cuidado com nomes em inglês
É importante analisar seu campo de atuação. Se os seus clientes estão todos
concentrados no Brasil, não há necessidade de publicar # em inglês.
Quantas # usar?
Não existe um número correto de # que devem ser aplicadas para maior
engajamento. No entanto, usar de 4 a 8 hashtags pode tornar o post mais
interessante. Isso porque, dessa maneira, você consegue manter as # que são padrões do seu perfil com as # referentes aos temas abordados.
Uma outra dica é para que você não misture a # no meio texto, pois isso pode atrapalhar a legibilidade da legenda.
Exemplo: “Eu José que trabalho com #MarketingDigital …”
Além do feed…
Existem outros lugares estratégicos para usar # além do
feed, como na bio do Instagram.
Basta escolher o tema que você ou sua marca costuma abordar e, desse
modo, o termo se torna um link em que é possível clicar. Com isso, a pessoa é direcionada a página de busca dentro do Instagram.
Outro lugar é nos stories, tendo possibilidade de usar até 10 hashtags. Com
isso, é possível visualizar a publicação na página de “explorar”, dentro do termo escolhido.
Analise seus resultados e faça testes
Em suas postagens, vá em “ver mais informações” e veja quantas pessoas
entraram em sua publicação através de tal #.
A partir disso, é possível comparar quais hashtags estão dando mais resultados e quais precisam ser repensadas.
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Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos
comentários ou envie e-mail para contato@mustache.com.br.
Desejamos sucesso com o uso consciente da hashtag, até a próxima!
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