A hashtag é a palavra e/ou frase antecedida pelo jogo da velha. Esse termo vem da junção das palavras em inglês: hash (jogo da velha) e tag (etiqueta). Esse recurso serve para categorizar e organizar os assuntos nas redes sociais. Quer saber como usar a hashtag de forma consciente e efetiva? Confira as dicas que nós separamos para vocês!

A hashtag em cada rede social

A primeira rede social a usar a hashtag foi o Twitter. O microblogging usa esse recurso para categorizar os assuntos e elencar os mais falados. Posteriormente, o Facebook e o Instagram também adotaram esse mecanismo.

No Facebook, as hashtags não fazem muito sucesso como no Twitter e Instagram. Além do mais, alguns dizem que usar hashtag nessa rede pode diminuir o alcance, mas isso nunca foi provado.

Já no Instagram as hashtags funcionam muito bem, sendo possível até seguir as suas hashtags preferidas. Assim, você recebe os conteúdos marcados com # no seu feed, sem ser necessário ir à barra de busca.

Dicas para usar hashtag

As hashtags podem ajudam muito no alcance e engajamento da sua publicação, mas é preciso usar de maneira assertiva para que você alcance o resultado esperado.

Tema do post

Não adianta querer colocar inúmeras # que não estão relacionadas com o assunto da sua postagem. Por exemplo, o post fala sobre dar banho em cachorros e você coloca #Oscar porque o assunto está em alta.

Ortografia

Antes de publicar a hashtag, cheque se você digitou corretamente a palavra ou a frase. Isso porque, o erro, por mais básico que seja, pode prejudicar o desempenho da publicação.

Exageros

Evite exageros como:

  • #UmaHashtagGiganteQueNinguémConsegueLerDireito
  • #Uma #frase #inteira #com #hashtag

Pesquisa

Antes de começar a usar esse recurso, faça uma pesquisa das hashtags mais usadas acerca do tema do seu negócio. Além disso, você também pode criar uma hashtag para sua marca ser facilmente encontrada nas redes sociais e, se a sua empresa existir em mais de uma cidade, é possível adaptar. Exemplo: #MinhaMarcaNomeDaCidade

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre marcas? Conheça nossos serviços em nosso site. Deixe nos comentários ou envie e-mail para contato@mustache.com.br.

Por hoje é isso, até a próxima!

Fechar Menu